sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Brigadeiros

Ingredientes:

1 Lata de leite condensado
1 Colher de sopa de margarina
1 Colher de sopa de cacau `
Óleo
Grangeias coloridas
Chocolate granulado

Preparação:

Deite numa tacho o leite condensado, a margarina e o cacau e mexa muito bem os ingredientes. Leve ao lume muito brando até ficar bem cremoso, mexendo para não pegar ao fundo e quando apresentar uma consistência durinha retire do lume e deixe arrefecer. Quando conseguir moldar o preparado, passe as mãos num pouco de òleo e molde bolinhas pequeninas. Passe-as de seguida, umas por granjeias coloridas e outras por chocolate granulado e coloque em forminhas de papel frisado.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Pão de Ló

Ingredientes:

4 Ovos
100 gr de Açúcar
100 gr de Farinha
1 colher de chá de Fermento
Margarina
Farinha

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Junte de seguida a farinha, onde anteriormente adicionou o fermento e misture muito bem. Deite o preparado numa forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos ou até a massa se apresentar cozida. Desenforme ainda quente.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Trifle

Ingredientes:

2 Ovos
50 gr de Açúcar
30 gr de Farinha
5 dl de Leite
300 gr de Pão de Ló
1 Lata de macedónia de fruta
Natas
Açúcar

Preparação:

Prepare um creme de ovos, misturando as duas gemas com o açúcar. De seguida adicione a farinha e mexa. Acrescente o leite e leve ao lume para engrossar um pouco. Corte o pão de ló em cubos pequenos e coloque-os no fundo de uma taça. Escorra uma lata de macedónia de fruta e regue o pão de ló com o sumo. Corte a fruta em pedaços, reservando alguns para a decoração e disponha-os sobre os pedaços de bolo. Cubra com o creme de ovos, que entretanto deixou arrefecer. Bata as natas com um pouco de açúcar, acrescente-lhes as duas claras em castelo e envolva bem. Disponha sobre o creme de ovos e decore com pedaços de fruta. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Molho Béchamel

Ingredientes:

40 gr de Vaqueiro
40 gr de Farinha de trigo
5 dl de Leite
Noz-moscada
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Num tacho, comece por derreter a margarina em lume brando. Adicione a farinha e mexa bem, deixando-a cozer sem ganhar cor. Regue com o leite e misture tudo muito bem, batendo de seguida com uma vara de arames. Deixe ferver durante 5 minutos ou até a farinha deixar de saber a cru. Tempere com noz-moscada, uma pitada de sal e pimenta.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Pizza Tropical

Ingredientes:

Massa de pão (equivalente a 8 bicos)
1 Cebola
1 Dente de alho
1 Folha de louro
Calda de tomate
Azeite
Vinho branco
Sal e pimenta q.b.
Miolo de camarão
Delícias do mar
1 Lata de cogumelos laminados
5 Rodelas de ananás
1 Fatia de fiambre com meio cm
Queijo de barra
Queijo ralado
Azeitonas pretas
Oregãos

Preparação:

Polvilhe a pedra da cozinha com farinha e amasse os 8 bicos. Quando a massa estiver bem amassada, tenda-a com a ajuda de um rolo. Com um bocadinho de papel absorvente unte bem o tabuleiro do forno com azeite e coloque de seguida a massa, picando-a com um garfo. Entretante prepare um refogado, colocando um pouco de azeite e juntando-lhe a cebola e o alho picados e a folha de louro. Quando a cebola estiver lourinha junte um pouco de calda de tomate e vinho branco. Tempere de seguida com um pouco de sal e pimenta e deixe apurar um pouco. Coloque o refogado sobre a massa, espalhando bem sobre toda a sua superfície. Corte algumas fatias de queijo de barra às tiras e coloque-as sobre o refogado. De seguida junte o miolo de camarão e os cogumelos laminados. Corte a fatia de fiambre aos cubos e a rodelas de ananás aos bocadinhos e disponha sobre toda a superfície da pizza espalhando bem todos os ingredientes. Junte algumas azeitonas pretas e a contorne a massa com delícias do mar inteiras. Polvilhe abundantemente com queijo ralado e oregãos e leve ao forno pré-aquecido, durante cerca de mais ou menos 15 minutos. Vá verificando a cozedura da massa e quando o queijo se apresentar derretido retire de forno e sirva de imediato, acompanhado com uma salada mista.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Sorvete de Chocolate

Ingredientes:

1 e 1/2 de Leite
1 Tablete de chocolate grande
Açúcar e canela q.b.

Preparação:

Derreta a tablete de chocolate em banho-maria e vá juntando o leite. Junte um pouco de açúcar a gosto e uma pitada de canela. Leve ao lume todos os ingredientes para levantar fervura. Retire do lume e deixe arrefecer. Deite num recipiente e leve ao congelador até gelar. Sirva decorado a gosto.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Bolo de Natas

Ingredientes:

5 Ovos
1 Pacote de natas
2 Chávenas de farinha
2 Chávenas de Açúcar
1 Colher de café de fermento
Margarina
Farinha

Preparação:

Numa tigela deite o açúcar e junte as gemas, mexendo bem. Misture de seguida as natas e continue a mexer. Adicione a farinha, onde anteriormente juntou o fermento e bata muito bem para envolver todos os ingredientes. Entretanto bata as claras em castelo firme e envolva no preparado anterior. Ligue o forno, unte uma forma com margarina e de seguida polvilhe-a com farinha. Deite a massa e leve ao forno médio durante cerca de 40 minutos. Vá verificando a cozedura com um palito. Quando o bolo estiver cozido, desenforme e sirva de seguida.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Pataniscas de Bacalhau

Ingredientes:

Bacalhau desfiado e demolhado
200 gr de Farinha
2 Ovos
Água q.b.
1 Colher de sopa de salsa picada
1 Cebola picada
Azeite
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Faça um polme espesso batendo a farinha com ovos e vá juntando àgua para não deixar o polme muito grosso. Misture o bacalhau desfiado e demolhado e envolva. De seguida junte a cebola picada muito finamente e a salsa também picada. Misture tudo muito bem e tempere com um pitada de sal e pimenta. Aqueça o azeite e vá deitando a polme com a ajuda de uma concha, mal cheia. Frite as pataniscas dos dois lados e escorra em papel absorvente. Repita a operação até acabar o polme. Sirva decorado com raminhos de salsa e com acompanhamento a gosto.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Bolinhos de Laranja

Ingredientes:

4 Ovos
2 laranjas
250 gr de Açúcar
250 gr de Farinha
1 Colher de sobremesa de fermento
Margarina
Farinha

Preparação:

Numa tigela bata as gemas com o açúcar e junte-lhe a raspa da casca de duas laranjas. Misture a farinha, onde anteriormente adicionou o fermento e bata tudo muito bem. Entretanto bata as claras em castelo e envolva na massa, não batendo. Ligue o forno e unte as forminhas com margarina. Polvilhe-as de seguida com farinha e disponha a massa nas forminhas. Leve-as ao forno moderado e vá verificando a cozedura. Quando os bolinhos estiverem cozidos, desenforme e sirva decorando o prato com rodelas de laranja.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Espetada de Lulas e Bacon

Ingredientes:

1 kg de Lulas
24 Fatias finas de bacon
Azeite
Sal e pimenta q.b.
3 Colheres de sopa de margarina
1 Cebola média
2 Dentes de alho
Vinho Branco
1 Limão

Preparação:

Lave muito bem e limpe as lulas, aproveitando as cabeças para o molho. Enrole em cada lula uma fatia de bacon e espete-as nos espetos. Polvilhe com um pouco de pimenta, pincele com azeite e leve as espetadas a grelhar. Entretanto prepare o molho, picando muito bem as cabeças das lulas. Faça um refogado com a cebola e os alhos picados e a margarina. Quando a cebola começar a ficar lourinha junte as cabeças das lulas picadas, um pouco de vinho branco, o sumo do limão e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver. De seguida baixe o lume e deixe cozer um lume brando durante cerca de 20 minutos. Sirva as espetadas acompanhadas do molho e batata cozida.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Bolo de Maça

Ingredientes:

3 Maças
3 Colheres de sopa de açúcar
1 Colher de chá de canela
200 gr de margarina
200 gr de açúcar
200 gr de farinha
1 Colher de sobremesa de fermento
4 ovos
Margarina
Farinha

Preparação:

Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Numa taça coloque as fatias de maçã e polvilhe com 3 colheres de açúcar e com a canela. Deixe estar assim durante cerca de uma hora. Entretanto prepare a massa, misturando o açucar com os ovos, com a margarina e a farinha, onde anteriormente juntou o fermento. Bata todos os ingredientes muito bem. Ligue o forno e unte, muito bem, uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Deite a massa na forma e introduza as fatias de maçã na massa, verticalmente, enterrando-as bem. Leve a cozer em forno brando, durante cerca de 1 hora. Vá verificando a cozedura e quando estiver cozido desenforme e sirva.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Mousse de Morango à Antoska

Ingredientes:

1/2 kg de Morangos
1 Pacote de natas
1 Lata de leite condensado
1 Pacote de bolacha Maria

Preparação:

Passe os morangos com a varinha mágica. De seguida junte o leite condensado e as natas e misture tudo muito bem. Entretanto triture as bolachas e misture no preparado anterior, envolvendo. Parta algumas bolachas grosseiramente, junte e misture novamente. Leve ao congelador até apresentar uma consistência tipo gelado. Sirva decorado a gosto.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Cozido à Nossa Moda

Ingredientes:

1 Rabo de porco
1 Orelha de porco
1 Tira de toucinho entremeado
1 Tira de entrecosto
1 Chouriço caseiro
1 Morcela de arroz
1 Farinheira
6 Batatas grandes
1 Couve de corte
2 Cenouras
2 Chávenas de arroz
Àgua
Sal

Preparação:

Numa panela com àgua, coza as carnes e os enchidos. Vá verificando a cozedura e quando estiverem cozidos, retire-os da panela, corte-os em pedaços e reserve. Descasque as batatas e as cenouras e arranje a couve. Na mesma água da cozedura das carnes, coza as batatas, a couve e as cenouras cortadas em tiras. Verifique o sal. Logo que os legumes estejam cozidos prepare duas chávenas de arroz, na mesma àgua da cozedura das carnes e dos legumes. Numa travessa de servir, coloque as carnes e por cima os enchidos. Na mesma travessa ao lado, coloque as couves, de seguida as batatas e por fim as cenouras cozidas. Acompanhe com o arroz e sirva de seguida.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Bolo de Laranja

Ingredientes:

300 gr de Açúcar
200 gr de Farinha
1 colher de sobremesa de Fermento
6 Ovos
1 Laranja
Margarina
Farinha

Preparação:

Numa taça, bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione-lhe a raspa e o sumo de uma laranja e misture. Junte a farinha, onde anteriormente adicionou o fermento, alternadamente com as claras batidas em castelo, envolvendo bem mas sem bater. De seguida ligue o forno. Verta a massa numa forma muito bem untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno médio, durante cerca de 45 minutos. Vá verificando a cozedura com um palito. Quando estiver cozido, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Na hora de servir decore com rodelas de laranja.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Migas à Lagareiro

Ingredientes:

2 Postas de bacalhau médio
6 Batatas médias
2 Chávenas de broa de milho esfarelada
2 Cebolas
1 Repolho médio
Azeite
Sal

Preparação:

Descasque as batatas e as cebolas e coza juntamente com o repolho e o bacalhau. Quando estiver tudo cozido, escorra parte da àgua da cozedura, deixando os ingredientes apenas banhados. Adicione a broa esfarelada, o azeite e tempere com sal. Sobre o lume agite o tacho para dar o aspecto tradicional das migas. Sirva de seguida.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Tarte de Morangos

Ingredientes:

Massa:

300 gr de Farinha
150 gr de Margarina
60 gr de Açúcar
Àgua
Sal

Recheio:

1 Kg de Morangos
2 Pacotes de Natas
Açúcar

Preparação:

Amasse muito bem a margarina com a farinha e de seguida junte-lhe a àgua, onde anteriormente dissolveu o açúcar e uma pitada de sal. Depois de muito bem amassada, forme uma bola com a massa. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada com a ajuda de um rolo e forre de seguida a tarteira. Leve ao forno médio para cozer a massa. Quando estiver cozida, retire do forno e deixe arrefecer. Entretanto prepare o chantilly batando os dois pacotes de natas com o açúcar. Lave os morangos e corte-os em pedaços, deixando alguns inteiros para a decoração. Coloque uma camada de morangos e de seguida o chantilly. Decore com os morangos inteiros e leve ao frigorífico até à hora de servir.
Sugestão: Como estamos no dia dos namorados, decore também com corações de chocolate e sirva acompanhado de um bom champagnhe.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Batido de Morango com Iogurte

Ingredientes:

250 gr de Morangos
3 dl de Sumo de laranja
4 Colheres de sopa de mel
500 gr de Iogurte

Preparação:

Prepare os morangos, lavando-os e cortando-os em quatro. Coloque-os na batedeira e junte o sumo de laranja gelado, o mel e o iorgurte. Bata tudo muito bem. Sirva em copos altos decorados com um morango inteiro.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Tarte de Leite Condensado

Ingredientes:

Massa:

200 gr de Bolacha Maria
125 gr de Margarina
1 Gema

Recheio:

1 Lata de leite condensado
1 Limão
2 Ovos
2 Colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Triture as bolachas Maria e junte-lhe a margarina amolecida e a gema. Amasse tudo muito bem até obter uma pasta e com ela forre uma tarteira. Alise bem a massa e leve ao frigorifíco. Entretanto prepare o recheio, misturando o leite condensado com o sumo e a raspa de um limão. Junte as gemas e bata muito bem, levando de seguida ao lume até engrossar um pouco, não parando de mexer. Coloque o preparado sobre a tarte e deixe arrefecer. Bata as claras em castelo firme juntamente com o açúcar e cubra a tarte. Leve ao forno para alourar um pouco. Decore com rodelas de limão e sirva.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Frango Delícia

Ingredientes:

1 Frango
1 Cebola
2 Dentes de Alho
Louro
Azeite
Sal e pimenta q.b.
Calda de tomate
Vinho branco
1 Pacote de natas
Margarina
Evilhas

Preparação:

Num tacho coloque o azeite, a cebola e os alhos picados e a folha de louro. Deixe refogar um pouco. De seguida junte o frango anteriormente partido as bocados e tempere com sal e pimenta. Deite um pouco de calda de tomate e regue com vinho branco. Deixe estufar o frango em lume brando. Quando estiver quase pronto, acrescente um pacote de natas e envolva bem o frango. Deixe apurar 5 minutos e retire do lume. Prepare as ervilhas, numa frigideira com margarina e um pouco de pimenta. Sirva de seguida o frango acompanhado das ervilhas salteadas e puré.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Pudim de Compal

Ingredientes:

5 Ovos
200 gr de Açúcar
30 gr de margarina
1 Lata de Compal (Pêssego ou Alperce)

Preparação:

Numa taça junte os ovos com o açúcar e a margarina derretida e bata. De seguida junte a lata de compal e misture bem. Deite numa forma caramelizada e vai a cozer em banho-maria. Vá verificando a cozedura e quando o pudim estiver cozido, desenforme e decore a gosto.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Bolo Rápido

Ingredientes:

1 Chávena de leite
2 Chávenas de farinha
1 Chávena de açúcar
2 Ovos
5 Colheres de sopa de margarina
1 Colher de chá de fermento
1 Pitada de sal
Farinha
Margarina

Preparação:

Numa tijela deite os ovos, o leite e o açúcar e mexa. De seguida junte a farinha, o fermento, uma pitada de sal e volte a bater para incorporar bem todos os ingredientes. Adicione a margarina entretanto derretida e misture bem. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a, muito bem, com farinha. Deite a massa na forma e leve a cozer um forno pré-aquecido médio, durante cerca de 45 minutos.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Bacalhau com Presunto e Cerveja

Ingredientes:

1 kg de Bacalhau
1 Cebola grande
1 Fatia de presunto para cada posta
2 dl de Cerveja
Azeite
Calda de tomate
Sal e pimenta q.b.
Margarina
Colorau

Preparação:

Demolhe as postas de bacalhau na véspera. Enrole uma fatia de presunto em cada posta. Num pirex, coloque a cebola cortada às rodelas e sobre estas, as postas de bacalhau. Regue com um pouco de calda de tomate e junte umas nozinhas de margarina. Entretanto junte a cerveja com um pouco de azeite, pimenta e colorau e misture, regando de seguida o bacalhau. Leve ao forno durante aproximadamente 30 minutos e sirva com puré de batata.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Sobremesa às Camadas

Ingredientes:

1 Lata de salada de fruta
1 Cálice de Vinho do Porto
Palitos de La Reine
2 Pacotes de natas
3 Colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Abra a lata da fruta e escorra o sumo para dentro de um prato fundo. Junte o cálice de Vinho do Porto e mexa. Passe os palitos por esta calda e reserve. Entretanto bata as natas com o açúcar até obter um creme chantilly. Numa taça de vidro coloque uma camada de palitos embebidos, depois uma de fruta cortada em pedaços não muito grandes e por fim uma camada de chantilly. Vá repetindo a operação até acabarem todos os ingredientes, terminando sempre com uma camada de chantilly. Enfeite com fruta e palitos ralados e leve ao frigorífico até à hora de servir.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Canellones

Ingredientes:

1 Embalagem de canellones
300 gr de Carne picada
1 Pacote de molho béchamel
Azeite
Margarina
Leite
Oregãos
1 Folha de louro
2 Alhos
1 Colher de sopa de mostarda
Sal e pimenta q.b.
Queijo ralado

Preparação:

Numa frigideira coloque um pouco de azeite, os alhos laminados e a folha de louro. De seguida junte a carne picada, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar um pouco, mexendo de vez em quando. Quando a carne estiver quase frita junte a mostarda e um pouco de leite. Polvilhe com oregãos e volte a mexer, deixando apurar mais um pouco. Entretanto ligue o forno. Retire a folha de louro e os alhos laminados e comece a rechear os tubos de massa com a carne picada. Vá colocando os tubos recheados num pirex anteriormente untado com margarina. Repita a operação até terminarar a carne. Sobre os canellones coloque o molho bechámel e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 150º durante mais ou menos 40 minutos. Sirva acompanhado de salada.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Frango com Cerveja

Ingredientes:

4 Pernas de frango
1 Base de cebola
1 Garrafa mini de cerveja
4 Colheres de sopa de natas
Sal e pimenta q.b.
Salsa picada

Preparação:

Corte as pernas de frango, separando as pernas das coxas. Num tacho coloque os pedaços de frango, a embalagem de base de cebola e a cerveja. Envolva e leve a cozer em lume brando durante cerca de 20 minutos. A meio da cozedura, tempere com sal e pimenta. Junte de seguida as natas e envolva bem, deixando cozinhar o resto do tempo. Sirva o frango polvilhado com salsa picada, acompanhado de arroz branco ou puré.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Maionese

Ingredientes:

2 Gemas de ovo
2 Colheres de chá de mostarda
2 Colheres de sopa de sumo de limão
Azeite ou óleo
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Certifique-se que os ingredientes estão todos à temperatura ambiente e de seguida deite numa tigela as gemas de ovo, a mostarda e o sumo de limão. Tempere com uma pitada de sal e pimenta. Adicione pouco a pouco o óleo ou azeite, mexendo sem parar, com uma vara de arames. Quando o molho apresentar uma consistência aveludada, leve ao frigorífico e deixe descansar 5 minutos antes de servir.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Bolo Mágico

Ingredientes:

3 Ovos
1 Chávena e meia de açúcar
1 Chávena e meia de farinha
1/2 Chávena de leite
1 Chávena mal cheia de óleo
1 Colher de chá de fermento
1 Limão
5 Colheres de sopa de pinhões
Farinha
Margarina

Preparação:

Dentro de uma tigela junte os ovos e o açúcar e bata. Junte de seguida a farinha, previmente misturada com o fermento e misture tudo muito bem. Vá deitando o leite morno e de seguida o óleo não parando de bater. Junte a raspa e o sumo de um limão e mexa para envolver bem todos os ingredientes. Entretanto unte uma forma com margarina e polvilhe muito bem com farinha. Deite a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 15 minutos para solidificar um pouco a massa, pois esta fica bastante líquida. Passados os 15 minutos, abra o forno com cuidado e polvilhe o bolo com os pinhões, fechando de seguida e deixando cozer pois mais 30 minutos aproximadamente. Verifique a cozedura e quando estiver cozido retire do forno e desenforme. Deixe arrefecer e sirva.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Feijoada de Chocos

Ingredientes:

1 Kg de chocos
2 Cenouras
1 Cebola grande
2 Dentes de alho
1 Folha de louro
1 Chouriço
Azeite
Vinho branco
Água
Calda de tomate
1/2 Couve lombarda
2 frascos de feijão branco
Salsa picada
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Amanhe os chocos, lave-os bem e corte-os em pedaços. Num taço aloure a cebola e os alhos picados, juntamente com a folha de louro, num pouco de azeite. Junte o chouriço às rodelas e deixe refogar em lume brando. Regue com um pouco de vinho branco, adicione os chocos e calda de tomate. Abane o taço para misturar os ingredientes e junte àgua quente suficiente para a feijoada. Tempere com sal e pimenta e deixe cozer lentamente, mexendo de vez em quando. A meio da cozedura junte a couve lombarda, previamente lavada e cortada em pedaços e as cenouras cortadas às rodelas. Entretante junte o feijão e deixe cozinhar mais um pouco. Sirva a feijoada quente, polvilhada com salsa picada e acompanhe com arroz branco.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Caldo Verde

Ingredientes:

1 Embalagem de couve em caldo verde
4 Batatas grandes
1 Cebola
2 dentes de alho
1 chouriço
Azeite
Água
sal

Preparação:

Descasque as batatas e a cebola. Num tacho com àgua temperada com sal e um fio de azeite, coza as batatas e a cebola, juntamente com o chouriço e os dentes de alho. A meio da cozedura, retire o chouriço e passe todos os restantes ingredientes com a varinha mágica. Se verificar que o caldo fica muito expesso junte mais um pouco de àgua quente e leve novamente ao lume. Assim que ferver adicione a couve e deixe cozer com o recipiente destapado. Verifique a cozedura e quando a couve estiver cozida, rectifique o tempero e adicione mais um fio de azeite. Corte o chouriço em rodelas, distribua-as pelos pratos e regue com o caldo-verde. Sirva de imediato.
 

Gardeners Supply
Gardeners Supply