domingo, 28 de outubro de 2007

Medalhões com Maionese no Forno

Ingredientes:

1 Pacote de puré ultracongelado
1 Pacote de medalhões de pescada
1 Cebola
2 Alhos
1 Folha de louro
Azeite
Sal
Pimenta
Sumo de limão
Leite
Maionese
Pickles picados
Salsa picada
Azeitonas
Pão ralado
1 Gema de ovo

Preparação:

Prepare o puré com o leite, um pouco de pimenta, sal e um bocadinho de sumo de limão e reserve. Numa panela coloque a àgua, o sal, um fio de azeite, a cebola cortada ao meio, os alhos, a folha de louro e um pouco de pimenta e leve ao lume para levantar fervura. De seguida junte os medalhões de pescada e deixe cozer em lume brando. Entretanto unte um pírex com um pouco de margarinha e disponha o puré deixando uma cova no meio para colocar a pescada. Cubra com pickles picados e de seguida com maionese. Povilhe a maionese com um pouco de pão ralado e pince-le o puré com uma gema de ovo ligeiramente batida e leve ao forno. Na hora de servir decore com azeitonas e a salsa picada.

sábado, 27 de outubro de 2007

Farturas

Ingredientes:

Àgua quente
500 grs de farinha
3 grs de fermento em pó (colher de chá)
3 grs de bicabornato de soda (colher de chá)
1 pitada de sal
açúcar q.b.
canela em pó q.b.
óleo para fritar

Preparação:

Leve a água ao lume com uma pitada de sal. Assim que levantar fervura retire do lume e reserve. Num recipiente ponha a farinha misturada com o fermento e o bicabornato. Depois vá adicionando a água quente (não a ferver) em fio na farinha mexendo com a colher de pau ou à mão. A massa deve ficar leve e fina, mas se achar que ficou rija, adicione mais um pouco de água quente. Depois desta operação deixe a massa em repouso tapada durante meia hora. Aqueça muito bem o óleo e com a ajuda de uma colher molhada em água encha o saco de pasteleiro com a boquilha frisada e comece a espremer no óleo bem quente a partir do centro da sertã em aspiral.Com dois garfos de cozinha, vá deslocando a massa.Vire-as assim que possa para que fritem por igual. Quando estiver lourinhas, retire e ponha a escorrer sobre papel absorvente. Se ao fritar as farturas, elas alourarem muito depressa reduza a chama. Depois de escorridas corte pedaços com uma tesoura e passe-as por açúcar e canela.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Esparguete com Cogumelos e Salsichas

Ingredientes:

Esparguete
Salsichas tipo Alemãs
1 Lata de cogumelos laminados
Margarina
Azeite
Sal
Mostarda
Leite

Preparação:

Coza o esparguete em àgua temperada com sal e com um fio de azeite, durante 10 a 15 minutos. Escorra-o e passe por àgua fria e reserve. Numa frigideira aqueça um bocadinho de margarina e azeite e coloque os cogumelos laminados e as salsichas cortadas às rodelas. Envolva e deixe fritar um pouco. Junte um pouco de mostarda e mexa. Por fim junte o leite e deixe apurar. Num prato de servir coloque o esparguete e de seguida o preparado das salsichas e dos cogumelos. Sirva de seguida, decorado a gosto.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Tiramisú de Pêssego

Ingredientes:

1 Embalagem de queijo mascarpone
2 Gemas
5 Colheres de sobremesa de açúcar
1 Iogurte natural açucarado
Palitos La Reine
Pêssego em calda

Preparação:

Bater as 2 gemas com o açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Misture o mascarpone e o iogurte, mexa e junte aos ovos. Volte a mexer bem. À parte triture com o garfo umas 4 a 5 metades de pêssego. Numa taça, coloque palitos la reine, ligeiramente embebidos da calda de pêssego. De seguida deite uma camada de creme. Disponha por cima o pêssego que desfez, e volte a cobrir com uma camada fina de creme. Cortem mais umas metades de pêssego em tirinhas e decore o tiramisú. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Sopa do Mar

Ingredientes:

Batatas
2 cenouras
1 cebola
1 Alho francês
1 Folha Louro
Azeite
Àgua
Peixe (pescada, maruca)
Delícias do mar
Miolo de camarão
Coentros
Sal q.b.

Preparação:

Descasque e corte às rodelas as batatas, as cenouras e a cebola. Corte o alho francês também às rodelas. Leve o azeite ao lume numa panela, com a cebola e o alho francês e uma folha de louro. Verta a água e quando esta estiver a ferver, adicione o peixe. Tempere com sal e deixe cozinhar em lume brando. Tire o peixe, limpe-o de pele e espinhas e separe-o em lascas. Adicione as batatas e as cenouras à àgua de cozer o peixe e deixe cozer, por +/- 15 minutos. Por fim adicione o peixe, as delícias do mar e o miolo de camarão, deixando ferver, por mais cinco minutos. Rectifique os temperos e sirva de seguida, povilhada com coentros.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Sumo de Melão e Laranja

Ingredientes:

4 Fatias de melão
2 Laranjas
Açúcar q.b.

Preparação:

Corte as fatias de melão aos bocadinhos e passe-as no liquidificador. Esprema 2 laranjas e adicione o sumo ao melão. Acrescente açúcar a gosto. Leve ao frigorífico. Na hora de servir coloque o sumo em copos altos e decorados a gosto.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Lulas com Tomate e Natas

Ingredientes:

Lulas em argolas
1 Cebola grande
2 Dentes de alho
1 Colher de sopa de farinha
Calda de Tomate
Vinho branco
Azeite
Sal,pimenta e piripiri q.b.
Natas
Salsa picada

Preparação:

Refogue a cebola e os alhos picados no azeite. Adicione a calda de tomate e polvilhe com farinha, mexa para envolver. Adicione ainda o vinho branco e deixe apurar um pouco. Introduza as lulas, tempere com sal, pimenta e piripiri e mexa. Tape o taço e deixe cozer suavemente até as lulas estarem cozidas. Junte as natas e deixe levantar fervura. Sirva de imediato polvilhado com a salsa picada e acompanhe com arroz branco ou puré.

domingo, 21 de outubro de 2007

Bolo de Côco

Ingredientes:

Para o recheio:
2 ovos
150 g açúcar
125 g coco ralado
20 ml de natas
10 ml de leite

Para o bolo:
130 g manteiga
150 g açúcar
200 g farinha
2 ovos
150 ml de leite
1 colher de chá de fermento
1 colher de café baunilha liquida

Preparação:

Para o recheio, misturar todos ingredientes e levar a lume muito brando até engrossar. Deixe arrefecer e reserve.
Para o bolo bater os ovos com o açúcar e de seguida juntar a farinha com o fermento. Adicionar de o leite, a manteiga derretida e a baunilha líquida. Untar e polvilhar uma forma e deitar metade da massa. De seguida colocar o recheio que já deve estar frio e por fim a restante massa. Levar ao forno a 180º durante +/- 40 minutos. Decore com coco ralado e cerejas cristalizadas.

sábado, 20 de outubro de 2007

Frango com Natas

Ingredientes:

Frango
Batatas
Azeite
Cebolas
Dentes Alho
Louro
Vinho Branco
Molho Bechámel
Natas
Azeitonas
Sal, pimenta, óleo q.b

Preparação:

Coza o frango, desfie-o e reserve. Refogue as cebolas, os alhos picados e o louro. Junte o vinho branco e deixe ferver. Junte o frango desfiado, rectifique os temperos. Elvova e retire do lume. Frite as batatas cortadas em palitos finos em óleo bem quente. Acrescente-as ao preparado do frango, envolva tudo e junte o molho bechámel. Leve ao lume e adicione as natas. Mexa bem e deixe ferver. Coloque o preparado num pírex e leve ao forno a gratinar. Decore com azeitonas e sirva acompanhado de uma boa salada.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Arroz do Mar

Ingredientes:

2 Chávenas de arroz
4/2 Chávenas de àgua quente
Delicias do mar
Camarões pequenos
Ameijôa ou berbigão
Tranches de pescada
1 Cebola grande
2 Dentes de alho
1 Folha de louro
1 Caldo de peixe ou marisco
Azeite
Calda de tomate
Sal, piripiri e açafrão q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os alhos e refogue no azeite. Junte a folha de louro, um pouco de calda de tomate e o piripiri e deixe apurar. Corte aos bocadinhos as tranches de pescada e as delicias do mar e junte ao refogado, bem como o miolo de camarão e a ameijoa ou o berbigão. Deixe cozinhar um bocadinho. Adicione o caldo de peixe ou marisco e um pouco de àgua quente e mexa. Adicione a restante àgua e deixe cozinhar até levantar fervura. Adicione aos poucos o arroz mexendo sempre. Tempere com sal e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver quase cozido, adicione o açafrão a gosto e mexa com cuidado. Apague o lume e deixe apurar. Sirva o arroz logo de seguida, ainda com caldo.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Pasta de Atum e Delícias do Mar

Ingredientes:

1 Lata de atum
5 Delícias do mar
1 Ovo cozido
Sumo de limão
Maionese
Mostarda
Piripiri
Oregãos

Preparação:

Escorra o óleo do atum e com um grafo esmague-o e coloque dentro de uma taça. Pique as delícias do mar e o ovo e junte ao atum. Adicione sumo de limão e envolva. Depois junte a maionese, a mostarda e um pouco de piripiri. Por fim uma pitada de oregãos e mexa bem. Pode ainda juntar azeitonas cortadas aos bocadinhos. Leve ao frigorífico, depois transfira para taças de servir e decore a gosto. Servir com tostas ou torradas.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Espuma de Limão

Ingredientes:

3 folhas de gelatina branca ou incolor
3 ovos
100 g açúcar
1,2 dl natas
raspa de 1 limão
1,2 dl sumo de limão
1 pitada sal

Preparação:

Amoleça a gelatina em água fria. Separe as claras das gemas. Bata as gemas juntamente com o açúcar até esbranquiçarem e ficarem espumosas. Junte as natas e a raspa de limão.
Leve o preparado ao lume em banho-maria e mexa até que fique espesso.
Aqueça o sumo de limão num tacho sem ferver. Esprema a gelatina e dissolva-a no sumo de limão quente. Quando tiver arrefecido um pouco incorpore a gelatina dissolvida.
Bata as claras em castelo firme, juntamente com o sal. Incorpore-as ao creme de limão. Enxague 4 formas ou taças com água fria. Encha-as com a espuma e guarde-as no frigorífico. Na hora de servir decore a gosto.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Pica-Pau

Ingredientes:

500 gr carne de porco
1 Dente alho
1 Folha Louro
Pickles
Azeitonas
Vinho branco
Azeite
Margarina
Mostarda
Sal
Pimenta

Preparação:

Corte a carne aos quadradrinhos. Leve uma frigideira ao lume com o azeite, o dente de alho e a folha de louro. Pique grosseiramente os pickles e junte à carne assim como as azeitonas. Refresque com o vinho branco e deixe apurar um pouco. De seguida junte a margarina e tempere com sal, pimenta e mostarda. Pode servir como entrada ou mesmo como refeição, acompanhado de batata frita e decorado a gosto.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Creme de Cenoura

Ingredientes:

3 batatas descascadas
6 cenouras raspadas
2 cebolas
1 litro de caldo de galinha
3 colheres de sopa de Natas para culinária
1 gema
sal q.b.

Preparação:

Pique os legumes, coloque-os numa panela com a margarina no fundo e refogue em lume brando com a panela tapada cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o caldo e deixe cozer cerca de 20 minutos até que os legumes estejam tenros. Passe a sopa pelo passe-vite e coloque de novo na panela e deixe ferver. Bata as natas para culinária e a gema numa taça. Retire a sopa do lume e deite lentamente por cima das natas e da gema uma concha de sopa, mexendo continuamente. Deite esta mistura na restante sopa e aqueça-a em lume brando, sem parar de mexer. Rectifique os temperos e sirva decorado a gosto.

domingo, 14 de outubro de 2007

Bacalhau à Zé do Pipo

Ingredientes:

2 Postas de bacalhau demolhado
1 Cebola
3 Dentes Alho
Azeite
Salsa
Batatas
2 Gemas
Pimenta
Pickles
Maionese
Azeitonas

Preparação:

Coza as postas de bacalhau em àgua fervente, durante 5 minutos. Deixe arrefecer dentro do caldo. Refogue a cebola e os alhos picados no azeite. Adicione o bacalhau às lascas, escolhido de espinhas e peles e a salsa picada. Deixar refogar lentamente. Lavar e cozer as batatas em àgua temperada de sal, durante 35 minutos. Reduzir a puré, envolver as gemas e temperar com pimenta. Transferir o puré para um tabuleiro refractário e colocar no centro o preparado de bacalhau e reservar. Pique os pickles grosseiramente e coloque sobre o bacalhau, cobrindo de seguida com a maionese. Leve ao forno pré aquecido a 220ºC, durante cerca de +/- 25 minutos. Decore com as azeitonas e sirva.

sábado, 13 de outubro de 2007

Bolo de Iogurte

Ingredientes:

1 Iogurte de aroma (aroma a gosto)
3 Embalagens do iogurte de farinha
2 Embalagens do iogurte de açúcar
1 Colher de sobremesa de fermento
3 Ovos

Preparação:

Bate-se o iogurte com o açúcar e acrescentam-se as gemas uma a uma. Batem-se as claras em castelo e juntam-se à massa, alternadas com a farinha, onde já se tinha misturado o fermento. Vai ao forno a 180º em forma untada e polvilhada durante +/- 40 minutos. Bom Apetite!

Sugestão:

Também se pode usar um iogurte natural, com 10 gotas de aroma de baunilha.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Esparguete com Carne Picada

Ingredientes:

Carne Picada
1 Cebola
1 Dente Alho
1 Folha Louro
Vinho branco
Polpa tomate
1 Knorr carne
Azeite
Esparguete

Preparação:

Faz-se um refogado com cebola, alho, 1 folha de loura, azeite e 1 knorr. Junta-se polpa de tomate e a carne picada, refrescando com o vinho branco. Coze-se o esparguete “al dente”. Num prato de servir coloque o esparguete e por cima a carne picada. Decore a gosto.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Arroz Doce

Ingredientes:

250 gr de arroz
7,5 dl de leite
250 gr de açúcar
3 gemas de ovos
Casca de limão q.b.
1 pedacinho de canela em pau
Canela em pó e sal q.b

Preparação:

Leva-se o leite ao lume num tacho. Quando começar a ferver junta-se o açúcar, o arroz, o sal, a casca de limão e o pauzinho de canela. Assim que o arroz estiver cozido, retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Batem-se as gemas à parte, juntam-se em seguida ao arroz, mexe-se muito bem e leva-se a lume brando para cozer as gemas. Serve-se em travessas ou pratinhos individuais povilhado com canela em pó.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Caldo Verde

Ingredientes:

500gr Batatas
1 Cebola
Sal
200gr Caldo Verde
1dl Azeite
Chouriço

Preparação:

Descasca-se as batatas e a cebola e cortam-se aos bocados. Numa panela colocar as batatas, a cebola, o chouriço e cobrir com água. Temperar com sal e levar ao lume a cozer durante 20 minutos. Lavar o caldo verde. Quando as batatas estiverem cozidas passar a varinha, cortar o chouriço às rodelas, juntar o caldo verde e levar de novo ao lume por cinco minutos. Rectificar os temperos e colocar o azeite em fio.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Bacalhau com Natas

Ingredientes:

Bacalhau
Batatas
Molho bechamel
Natas
Cebola
Azeite, sal, noz moscada q.b.

Preparação:

Cortar as batatas em palitos ou quadrados e fritar. Num tacho colocar a cebola picada com o azeite e deixar refogar, quando estiver pronto adicionar o bacalhau desfiado, envolvendo e deixar cozinhar um pouco. Depois juntar as batatas fritas. Quando estiver tudo bem envolvido juntar as natas e o molho bechámel. Temperar a gosto e deixar cozinhar mais um bocadinho (não muito senão seca). Depois transferir para um pirex, polvilhar com queijo ralado ou pão ralado e levar ao forno para gratinar. Quando estiver douradinho retirar do forno e servir acompanhado de uma boa salada e bom apetite.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Torta de Iogurte

Ingredientes:

8 ovos
2 iogurtes (sabor à escolha)
30 gr manteiga
1 colher (sopa) farinha
250 gr açúcar
Açúcar em pó

Preparação:

Unte uma forma rectangular com margarina e polvilhe com farinha. Numa tigela misture a farinha com o açúcar. Junte os iogurtes, a seguir os ovos e depois a manteiga derretida. Mexa bem e deite na forma. Leve ao forno bem aquecido até a massa se apresentar cozida. Retire, descole em volta com a ajuda de uma faca e vire o tabuleiro em cima de papel vegetal polvilhado com açúcar. Enrole com cuidado e deixe arrefecer. No momento de servir povilhe com açúcar em pó.

domingo, 7 de outubro de 2007

Batido de Banana

Ingredientes:

1 banana
300ml Leite
1 Iogurte natural
Sumo de 1 Laranja
1 colher e 1/2 de sopa de açúcar
Gelo picadinho

Preparação:

Bate-se tudo no liquidificador e está pronto a beber.

Sugestão: Podem utilizar qualquer outro tipo de fruta

sábado, 6 de outubro de 2007

Creme de Agrião

Ingredientes:

300gr Agrião
2 Cenouras
400gr Batatas
400gr Courgettes
1 Cebola
0.5dl Azeite
Àgua, Sal e Pimenta q.b.

Preparação:

Lave os agriões e escorra-os. Escalde-os em água, escorra e reserve a àgua e os agriões. Corte as cenouras, as batatas, a courgette e a cebola em pedaços e refogue-os no azeite. Junte a àgua da cozedura. Tempere com sal e pimenta e deixe cozer. Triture e adicione os agriões. Rectifique os temperose sirva quente.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Bolo de Chocolate

Ingredientes:

Para o bolo:
4 colher (sopa) manteiga
1 chávena e meia de açúcar
2 chávena de farinha
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de leite
6 ovos
1/2 colher chá de sal
1 colher (sopa) fermento em pó

Para o recheio e cobertura:
2 pacotes de natas
2 tabletes de chocolate de culinária
2 claras em castelo

Preparação:

Juntar a manteiga, o açúcar e as gemas e bata até obter um creme liso. Peneire a farinha com o sal, fermento e chocolate e acrescente à massa batendo sempre, alternando com o leite. Junte as claras em castelo e misture delicadamente. Coloque numa forma redonda, untada e polvilhada. Leve ao forno médio durante +/- 45 minutos. Desenforme e deixe arrefecer. Quando já estiver frio corte uma "tampa" na parte superior do bolo com cerca de 2 cm. Reserve e cave no interior do bolo o miolo, deixando as laterais e o fundo com a mesma espessura da borda.
De seguida leve ao lume as natas e junte o chocolate partido aos bocados e deixe derreter por completo até obter um creme liso. Divida esse creme em duas partes e numa delas misture delicadamente as claras em castelo. Misture bem e junte ainda o bolo que retirou do interior esfarelado. Recheie o bolo e tape com a "tampa". Cubra com o restante chocolate e leve ao frigorífico. Decore a gosto

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Almôndegas no Forno

Ingredientes:

1kg Carne picada
½ Chouriço de carne picado
1 Cebola
2 Dentes alho
Sal e Pimenta q.b.
1 Colher chá de orégãos secos
2 Gemas
150 g Fatias bacon
2 Tomates maduros
3dl Molho bechámel
100 g Queijo ralado

Preparação:

1- Temperar a carne
Dentro de uma tigela coloque a carne picada, o chouriço, a cebola e os alhos picados.Tempere com sal, pimenta e os orégãos. Junte as gemas e misture.

2- Preparar as almôndegas
Envolva bem o preparado da carne e molde pequenas bolas. Disponha em volta de cada almôndega uma cinta de bacon e reserve.

3- Levar ao forno
Dentro de um recipiente refractário, coloque o tomate cortado aos gomos, sem sementes. Sobre este disponha as almôndegas e leve ao forno durante dez minutos a 220ºC.

4- Gratinar as almôndegas
Regue as almôndegas com molho bechámel e polvilhe por cima com queijo ralado. Leve ao forno, por mais 15 minutos e sirva de imediato. Pode-se acompanhar com arroz branco, batatas fritas, puré ou com uma saladinha fresca de alface e espinafres temperada com azeite e limão.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Quiche de Atum e Legumes

Ingredientes:

Massa:
250g farinha
125g margarina
àgua e sal q.b.

Recheio:
Cebola, alho
Tomate, alho francês
Courgete, cogumelos
Atum, queijo mozzarella
Pimento amarelo e laranja

Creme:
1 pacote de natas
3 ovos
1 c. chá de fermento
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Junta-se a farinha e a manteiga, amassa-se e vai-se juntando àgua aos poucos até que a massa descole das mãos. Entretanto juntar também o sal (fino). Depois de trabalhada a massa, levar ao frigorífico durante 30 minutos. Entretanto prepara-se o recheio, fazendo um refogado com a cebola e alho, quando estiver louro, juntar o tomate picadinho, o alho françês e a courgete. Deixar cozinhar um pouco. Juntam-se por fim o atum desfeito e os cogumelos laminados, tempera-se a gosto e deixa-se cozinhar mais um pouco. Entretanto cobre-se a tarteira com a massa e verte-se nela o recheio, polvilha-se com queijo ralado e adicionam-se as tiras de pimento. Batem-se ligeiramente os ovos com uma vara de arames e juntam-se as natas e a farinha maisena e mexe-se até que a farinha se desfaça. Temperem a gosto e vertam o preparado por cima do recheio e levem ao forno a 200º durante +/- 30 minutos. Desenforma-se e decora-se a gosto.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Baba de Camelo em 10 minutos

Ingredientes:

6 Ovos
1 lata de Doce de Leite Condensado Cozido
Amêndoa torrada ralada

Preparação:

1. Separe as gemas das claras.

2. Bata bem as gemas e misture o Doce de Leite Condensado Cozido com uma colher até obter um creme homogéneo

3. Bata as claras em Castelo e envolva tudo delicadamente

4. Passe para taças e leve ao frigorífico

5. Na hora de servir povilhe com amêndoa torrada ralada

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O que é a Cozilândia?

A Cozilândia é um blog criado para publicação de receitas.

Nele serão publicadas todos os tipos de receitas, desde carne a peixe, passando pelas sopas, doces, bolos, saladas. Receitas práticas ou mais sofisticadas. Receitas retiradas de livros, publicações, trocadas entre amigas e publicadas noutros blogs.
Aceito sugestões e pequenos truques na cozinha.
Espero que gostem e que vos seja muito útil...
 

Gardeners Supply
Gardeners Supply