domingo, 30 de dezembro de 2007

Biscoitos de Chocolate

Ingredientes:

4 Ovos
250 g de Açúcar
175 g de Farinha
1 colher de sobremesa de fermento
125 g de Chocolate em pó
Açúcar q.b.
Margarina e farinha q.b.

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar até obter uma gemada forte e volumosa. De seguida misture a farinha, o fermento e o chocolate em pó e continue a bater muito bem. Entretante unte muito bem um tabuleiro com margarina e polvilhe-o com farinha. Deite a massa com a ajuda de uma colher de sopa no tabuleiro, repetindo a operação até terminar a massa. Polvilhe-os com açúcar e deixe descansar cerca de uma hora. Leve depois a cozer ao forno, bastante quente, durante cerca de 12 minutos. Quando estiverem cozidos, retire do forno e descole-os de imediato do tabuleiro. Coloque os biscoitos num prato de servir e deixando arrefecer.

sábado, 29 de dezembro de 2007

Pudim de Laranja

Ingredientes:

Pudim:

200 g de Açúcar
2 colheres de chá de Amido de milho
3 Ovos
2 Laranjas
1/2 litro de Leite

Caramelo:

125 g de Açúcar
Àgua q.b.

Preparação:

Ferva o leite com a casca das laranjas e deixe arrefecer. Entretanto bata o açúcar com o amido de milho ou farinha de trigo. Junte os ovos e o sumo das duas laranjas e continue bater muito bem misturando o leite arrefecido. Passe o preparado pelo passador e reserve. De seguida prepare o caramelo com 125 g de açúcar e duas ou três colheres de sopa de àgua, deixando só alourar. Deite o caramelo na forma e deixe caramelizar muito bem o fundo e as paredes da mesma, deixando arrefecer. Deite o preparado do pudim na forma caramelizada e leve ao forno durante 45 minutos em banho-maria. Quando estiver cozido desenforme para um prato de servir e decore com rodelas de laranja.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Salada de Polvo

Ingredientes:

1 kg de Polvo
2 Cebolas
1 Folha de louro
2 Dentes de alho
Azeite
Vinagre
2 Colheres de sopa de salsa picada
1/2 Pimento vermelho
1/2 Pimento verde
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Amanhe e lave o polvo muito bem. Leve-o a cozer em àgua temperada com sal, uma cebola inteira e o louro, durante cerca de 40 minutos. Depois de cozido, escorra a àgua e deixe arrefecer. Corte-o em pedaços para uma taça e reserve. Pique a cebola, os alhos e os pimentos e misture ao polvo, envolvendo. Tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta e volte a envolver. Coloque em pratos de servir, polvilhe com salsa picada e sirva de imediato.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Espetada de Sardinhas

Ingredientes:

1 Kg de Sardinhas grandes
1 Pimento vermelho
1 Pimento verde
3 Cebolas pequenas
Azeite
Sal e pimenta, q.b.

Preparação:

Lave muito bem as sardinhas, corte-lhes a cabeça e retire-lhes a espinha. Tempere-as com sal, pimenta e azeite. De seguida enrole os filetes de sardinha e disponha-os no espeto, intercalando com os pimentos cortados aos pedaços e as cebolas aos quartos. Leve a grelhar. Sirva com batata cozida com a pele e uma boa salada.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Licor de Whisky

Ingredientes:

5 dl de Natas
1 lata de Leite condensado
3 Ovos
3,5 dl de Whisky
5 colheres de sopa de Café forte

Preparação:

Bata as muito bem as natas. Junte o leite condensado e continue a bater. Acrescente de seguida os ovos, o whisky e o café forte, batendo um pouco mais. Distribua o líquido por garrafas e leve ao frigorífico durante cerca de um mês. Sirva Fresco.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Feliz Natal



Clique Aqui p/ Imagens e Mensagens

domingo, 23 de dezembro de 2007

Filhós

Ingredientes:

250 g de Farinha de centeio
1/2 Litro de leite
Sal
Azeite q.b.
Açucar e canela q.b.

Preparação:

Numa tijela misture a farinha de centeio com um pouco de farinha de trigo, um pitada de sal e deite o leite, mexendo muito bem. Numa frigideira anti-aderente deite azeite suficiente para fritar as filhós e deixe aquecer. De seguida, com a ajuda de uma colher de sopa, verta um pouco de massa no azeite e deixe fritar dos dois lados. Quando estiver frita coloque num prato sobre papel absorvente para retirar o excesso de azeite. Repita a operação até terminar a restante massa. Transfira as filhós para um prato de servir e polvilhe com açucar e canela.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Rolo de Carne Surpresa

Ingredientes:

1/2 kg de carne de porco picada
1/2 kg de carne de vaca picada
1/2 Chouriço corrente picado
Pão ralado
1 Gema de ovo
2 Ovos cozidos
2 Folhas de louro
2 Dentes de alho
Calda de tomate
Vinho branco
Azeite
Margarina
Sal, pimenta e piri-piri q.b.

Preparação:

Numa taça junte as carnes picadas com o chouriço também picado e junte uma gema de ovo batida e um pouco de pão ralado. Tempere com um pouco de sal e piri-piri e misture tudo. Retire metade da porção da carne e sobre um tábua de cozinha espalme a mesma. De seguida coloque os ovos cozidos descascados e o resto da carne por cima. Polvilhe as mãos com um pouco de farinha e molde um rolo. Coloque o mesmo num pírex e regue com um pouco de azeite. Depois sobre o rolo coloque as folhas de louro, os alhos picados e umas nozinhas de margarina. Tempere com um pouco mais de sal, piri-piri e pimenta, um pouco de calda de tomate e vinho branco e leve ao forno médio durante +/- 40 minutos, mas o tempo de cozedura pode variar de forno para forno. De vez em quando vá regando o rolo com o próprio molho e se necessário junte mais vinho. Vá verificando se está assado e quando estiver pronto sirva com acompanhamento a gosto.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Arroz de Pescada e Delícias do Mar

Ingredientes:

3 Tranches de pescada
5 Delícias do mar
1 Chávena de arroz
2 Chávenas e meia de àgua
2 Dentes de alho
1 Cubo de caldo de peixe ou marisco
Sal, pimenta e piri-piri q.b.
1 Folha de louro
1 Colher de sopa de calda de tomate
1 Colher de sopa de Açafrão
Azeite

Preparação:

Ferva a àgua e reserve. Num tacho coloque um pouco de azeite, junte os dentes de alho e a folha de louro. Entretanto corte as tranches de pescada e as delícias do mar aos bocadinhos. Quando o alho começar a alourar junte a pescada aos bocadinhos e envolva no azeite. Junte uma colher de calda de tomate e deixe apurar um pouco. De seguida tempere com um bocadinho de sal, pimenta e piri-piri, junte o cubo de caldo de peixe ou marisco e regue com a àgua ainda quente. Quando levantar fervura junte o arroz, mexa e deixe cozer lentamente. Passados alguns minutos de cozedura junte as delícias do mar e uma colher de açafrão e mexa. Não deixe cozer muito o arroz e sirva ainda com caldo, povilhado com salsa picada.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Tarte de Natas

Ingredientes:

1 Pacote de massa folhada
2 Pacotes de natas
2 Gemas
1 Colher de sobremesa rasa de farinha maizena
7 Colheres de sopa de açúcar
1 Casca de limão

Preparação:

Forra-se uma forma com papel vegetal, coloca-se a massa tendida lá dentro e pica-se com um garfo. Entretanto batem-se as gemas com um pouco das natas e a maizena. Leva-se ao lume as restantes natas e uma casca de limão. Quando levantar fervura, adicionam-se as gemas e o açúcar e mexe-se até ficar cremoso. De seguida verte-se para a forma e vai ao forno a +/- 180º até cozer a massa. Retire do forno, desenforme e sirva.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Bolo Escondido

Ingredientes:

Bolo a gosto q.b
Café forte q.b
120g Açúcar
40g Farinha maisena
3 Gemas
500 ml Leite
1 Pacote de natas
Açúcar q.b.
Açucar baunilhado ou casca de limão

Preparação:

Corte o bolo em fatias finas e passe-as ao de leve pelo café, sem deixar humedecer muito. Coloque-as num prato de servir. Bata o açúcar com a maisena e as gemas e verta o leite quente, aromatiado com açucar baunilhado ou casca de limão, em fio sobre o preparado, mexendo bem até estar tudo envolvido. Leve ao lume para engrossar, sem parar de mexer. Retire do calor, verta sobre as fatias de bolo e deixe arrefecer por completo. Cubra com as natas batidas com um pouquinho de açúcar e leve ao frigorifico até à hora de servir. Decore a gosto.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Fritada com Esparguete

Ingredientes:

2 Febras de porco
2 Salsichas tipo alemão grandes
1 Lata de cogumelos inteiros
Azeite
Margarina
2 Dentes de alho
1 Folha de louro
Sal, pimenta e piri-piri q.b.
Leite
1 Colher de sopa de mostarda
Esparguete
Àgua

Preparação:

Coza o esparguete em àgua a ferver temperada com sal e com um fiozinho de azeite. Entretanto numa frigideira coloque um pouco de azeite e margarina, os alhos cortados às rodelas, a folha de louro e leve ao lume. Corte as febras às tirinhas e coloque na frigideira, tempere com sal, um pouco de pimenta e de piripiri e deixe fritar um pouco. Entretanto corte as salsichas às rodelas e os cogumelos em quatro e junte ao preparado anterior. Mexa, rectifique os temperos e deixe fritar. De seguida coloque uma colher de sopa de mostarda, um pouco de leite e volte a mexer, deixando apurar mais um pouco. Numa travessa coloque o esparguete cozido e por cima a fritada. Sirva de seguida.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Salada Russa de Atum

Ingredientes:

4 Batatas grandes
2 Cenouras
Ervilhas
Àgua
Sal
2 Ovos
2 Latas de atum
1 Tomate
1/2 Cebola pequena
Azeite, Vinagre q.b.
Maionese

Preparação:

Numa panela com àgua e um pouco de sal, coloque os ovos, bem lavados e leve ao lume. Quando a àgua estiver a ferver junte as batatas costadas aos quadradinhos. Quando levantar novamente fervura acrescente as cenouras também cortadas às rodelas, uma mão cheia de ervilhas e deixe cozer. Retire os ovos, escorra a àgua e coloque num pirex de servir. Junte algumas colheres de sopa de maionese e envolva sem desfazer. Descasque os ovos, corte-os às rodelas e disponha sobre os legumes e as batatas misturados com a maionese. De seguida corte um tomate e meia cebola às rodelas para uma taça. Escorra o atum e junte-o ao tomate. Tempere com sal, azeite e vinagre e coloque sobre o preparado anterior. Sirva de imediato.

domingo, 16 de dezembro de 2007

Doce Três Sabores

Ingredientes:

1 Litro de leite creme instantâneo
1 Pacote de bolachas maria
2 Pacotes de natas
3 Colheres de sopa de açúcar
1 Chávena de chá de café

Preparação:

Prepare o leite creme e deixe cozer bem, para ficar bem espesso. Verta para uma forma de pirex e deixe arrefecer até formar uma espécie de película em cima. De seguida cubra com bolachas maria embebidas em café. Bata as natas com o açúcar e coloque sobre as bolachas. Leve ao frigorífico. Na hora de servir polvilhe com bolacha maria ralada ou pepitas de chocolate.

sábado, 15 de dezembro de 2007

Bifinhos Recheados

Ingredientes:

Bifes de frango ou perú
Fiambre fatiado
Queijo fatiado
Queijo ralado
Natas
Calda de tomate
Cebola
Limão
Azeite
Ervas aromáticas
Sal

Preparação:

Tempere os bifes com sal e limão e deixe a marinar. Faça um refogado com a cebola e o azeite e quando esta estiver lourinha junte a calda de tomate, deixando cozinhar um pouco. Entretanto recheie os bifes com uma fatia de fiambre e outra de queijo e enrole, prendendo com um palito para não desenrolar e reserve. Junte um pacote de natas ao refogado e tempere com sal, deixando apurar. Disponha os bifes já recheados num recipiente untado com margarina, que possa ir ao forno e cubra de seguida com o molho, polvilhe com ervas aromáticas a gosto e por fim com queijo ralado. Leve ao forno durante +/- 30 minutos. Sirva acompanhado a gosto.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Pão de Alho

Ingredientes:

Pão de preferência baguete
Queijo mozarella
Oregãos
Margarina
Dentes de alho

Preparação:

Corte o pão em fatias na diagonal. Entretanto esmague os dentes de alho e frite na margarina. De seguida pincele as fatias com esta mistura, polvilhe com queijo e oregãos e leve ao forno a gratinar. Também se pode utilizar manteiga de alho para barrar o pão, seguindo os passos seguintes.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Tarte de Frutas

Ingredientes:

3 ovos
125 g manteiga
150 g açúcar
150g farinha
Fruta a gosto
1 Pacote de natas
Açucar em pó

Preparação:

Bata o açúcar com a manteiga até ficar homogéneo. Junte os ovos um a um batendo sempre. De seguida junte a farinha e envolva. Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha e deite a massa. Leve a cozer em forno médio cerca de 25 a 30 minutos. Quando estiver cozida, desenforme ainda em quente e reserve, deixando arrefecer. Entretanto corte as frutas aos pedaçinhos (reserve um pouco de fruta para a decoração) e coloque sobre a tarte. Bata um pacote de natas com o açúcar em pó e cubra a fruta. Decore a gosto e leve ao frigorífico até à hora de servir.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Salada Fria de Peixe

Ingredientes:

100 gr de pescada
1 Cenoura
1 Ovo
1 Batata
100 gr de feijão verde
Sal
Azeite
Limão

Preparação:

Descasque a batata e a cenoura e corte em pedacinhos. Faça o mesmo com o feijão verde. Entretanto ponha água numa panela, com um pouquinho de sal e deixe ferver. Quando a água estiver a ferver, coloque os vegetais e um ovo bem lavado. À parte coza também a pescada e depois de cozida retire as espinhas e peles e separe em lasquinhas. Escorra todos os ingredientes depois de cozidos e deixe arrefecer. Num prato coloque os vegetais e as lasquinhas de pescada e envolva. Descasque o ovo, corte em pedacinhos e coloque sobre o preparado anterior. Tempere com azeite e limão e decore a gosto, servindo de seguida.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Sumo de Maçã

Ingredientes:

4 Maçãs
Sumo de duas laranjas
Sumo de 1 limão
0,5 l de água
2 colheres de sopa de adoçante em pó

Preparação:

Descasque as maças, corte-as aos bocados e coloque-as no liquidificador. Junte os sumos das laranjas e do limão, a àgua e as duas colheres de adoçante. Bata tudo por 2 minutos e sirva de seguida, decorado a gosto.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Bolachinhas do Antoska

Ingredientes:

500 g de Farinha trigo
150 g de Açúcar
Sal q.b.
250 g de Manteiga
1 Ovo inteiro
3 Gemas de ovo

Preparação:

Numa terrina deite a farinha e o açúcar e misture. Junte uma pitada de sal e a manteiga e misture tudo com as mãos. Coloque o ovo e as 3 gemas e continue a mexer com as pontas dos dedos até ficar bem ligada. Deixe a massa descansar durante meia-hora. Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro e unte-a com margarina. Depois forme as bolachas a gosto e coloque-as no tabuleiro. Leve ao forno tempo suficiente para cozerem.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Bacalhau à Marinheira

Ingredientes:

1 Cebola
1 Dente de alho
1 Posta de bacalhau
2 Batatas
Azeite
Polpa de tomate
Sal
Água
1 Raminho de Salsa e coentros

Preparação:

Coloque num tachinho a cebola às rodelas finas e o alho fatiado e regue com um pouco de polpa de tomate até tapar a cebola e os alhos. De seguida coloque uma camada de batatas cortadas às rodelas grossas. Em cima das batatas coloque o bacalhau em lascas, limpo de espinhas e pele. Tempere com um fio de azeite, uma pitada de sal e um pouquinho de água. Coloque por cima o raminho de salsa e coentros, tape o tacho e deixe ferver em lume brando, tendo o cuidado de abanar o tacho, de vez em quando, para não pegar. Quando as batatas estiveres cozidas, apague o lume e sirva de seguida.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Feijoada de Salsichas

Ingredientes:

1 Lata de feijão
1 Lata de polpa de tomate
1 Cebola média
2 Dentes de alho
1 Folha de louro
2 Cenouras
1 Chouriço corrente
1 Lata de salsichas
Azeite e sal q.b.

Preparação:

Num pouquinho de azeite, refogue a cebola com o alho. De seguida junte a polpa de tomate e deixe apurar. Entretanto descasque e corte as cenouras em meias rodelas finas, o chouriço e as salsichas e reserve. Escorra o feijão e passe-o por água fria corrente e junte-o ao refogado e envolva (se necessário junte um pouco de água). Coloque as salsichas, o chouriço e as cenouras e volte a envolver. Tempere com sal e uma folha de louro e deixa-se cozinhar durante alguns minutos. Acompanhe com arroz branco.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Massa Delícia

Ingredientes:

1 Cebola média
2 Dentes de alho
1 Folha de louro
Calda de tomate
1 Pacote de natas para culinária
400g de Massa de cotovelos grandes
Carne picada
Queijo ralado
Azeite q.b.
Sal, pimenta e orégãos

Preparação:

Numa panela refogue o alho e a cebola picados até alourar. Junte a polpa de tomate e tempere com sal e a folha de louro e deixe apurar. Entretanto coloca-se ao lume, noutra panela, água com um pouco de sal e um fio de azeite. Quando estiver a ferver, junte a massa e deixe cozer durante cerca de 10 minutos. Quando estiver cozida, escorra a massa e passe-a por água fria. Num tabuleiro coloque a massa escorrida, 2 conchas do molho de tomate, o pacote de nata e a carne picada e misture tudo. Polvilhe com o queijo ralado, um pouco de pimenta e orégãos e vai ao forno pré-aquecido a +/- 180º para gratinar.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Leite Creme

Ingredientes:

1 Litro de leite
6 Gemas
5 Colheres de sopa de açúcar
2 Colheres sopa de farinha
Casca de limão
1 Pau de canela
Açúcar para polvilhar

Preparação:

Leve ao lume o leite com a casca de limão e o pau de canela e deixe ferver. Retire do lume e deixe arrefecer. Entretanto misture o açúcar com as gemas e de seguida a farinha e misture bem. Adicione o leite em fio, mexendo sempre e leve ao lume sem parar de mexer até ferver. Retire a casca de limão e o pau de canela e deite o preparado em taças individuais de barro. Deixe arrefecer e de seguida polvilhe com açucar e queime com um ferro próprio.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Arroz Branco no forno

Ingredientes:

2 Chávenas de arroz
4 Chávenas de água
Azeite
1 Dente de alho
4 Fatias de bacon
Margarina
Sal

Preparação:

Ferva a água e reserve. Num tacho coloque um pouquinho de azeite e o dente de alho e aloure-o. Junte de seguida o arroz e mexa bem para incorporar no azeite. Junte um pouco da água fervida e mexa. De seguida junte a restante água, uma pitada de sal e deixe cozer o arroz. Entretanto numa frigideira aloure as fatias de bacon num bocadinho de margarina. Depois de cozido o arroz, transfira-o para um pírex e cubra com as fatias de bacon. Leve ao forno para alourar e sirva de imediato como acompanhamento de qualquer prato de carne.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Bolo Podre

Ingredientes:

Para a massa:
1 Chávena de chocolate em pó
2 Chávenas de farinha
1 Chávena e ½ de açúcar
½ Chávena de óleo
1 Chávena de àgua a ferver
1 Colher de chá de fermento
5 Ovos
Margarina

Para a Calda:
4 Colheres de sopa de açúcar
4 Colheres de sopa de chocolate
2 Colheres de sopa de margarina
4 Colheres de sopa de leite

Preparação:

Numa taça coloque a farinha, o fermento e o açúcar e o chocolate em pó e misture. Junte os ovos inteiros e mexa. Adicione de seguida o óleo e a àgua a ferver. Bata tudo muito bem até a massa fazer bolhas. Ligue o forno a +/- 180º. Unte muito bem uma forma com margarina, polvilhe com farinha e verta a massa. Leve ao forno a cozer durante +/- 45 minutos. Entretanto prepare a calda, juntando todos os ingredientes num tacho e levando ao lume até ferver. Verta de imediato por cima do bolo e decore a gosto.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Ovos Mimosa

Ingredientes:

6 Ovos
1 Posta de peixe
Azeite
1 Dente de Alho
1 Cebola pequena
1 Folha de louro
Pimenta
Sal
Maionese
Alface
Tomate
Azeitonas
Molho bechámel

Preparação:

Coza os ovos em àgua. Quando estiverem cozidos, descasque-os, corte-os ao meio e retire as gemas. Reserve. Entretanto coza o peixe em àgua temperada com azeite e junte a cebola, o alho, a folha de louro, um pouco de sal e pimenta. Quando estiver cozido limpe-o de peles e espinhas e desfaça-o em lascas para um tacho. Junte um pacote de molho bechámel e envolva. Leve ao lume por dois/ três minutos. Recheie as metades dos ovos. Num prato de servir coloque umas folhas de alface cortadas em juliana e coloque os ovos recheados. Cubra os mesmos com maionese e as gemas picadas. Decore com tomate cortado aos gomos e azeitonas.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Tirinhas de Frango com Mostarda

Ingredientes:

Bifes de frango
Azeite
1 Pacote de natas
Mostarda
Sumo de limão
Sal
Pimenta
Salsa

Preparação:

Corte os peitos de frango às tirinhas, tempere com sal, pimenta e sumo de limão e deixe marinar. Numa frigideira coloque o azeite e aloure as tirinhas de frango. Entretanto, numa taçinha, misture um pacote de natas com a mostarda e regue as tirinhas de frango, rectifique os temperos e deixar engrossar o molho. Sirva de seguida, salpicados com salsa picada e acompanhado de arroz branco ou batata frita.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Doce Alegria das Crianças

Ingredientes:

1 Lata de leite condensado
1 Lata de leite (medida do leite condensado)
1 Colher de sopa de manteiga
2 Ovos
Palitos La Reine
2 Colheres de sopa de açúcar
2 Pacotes de natas
Chocolate em pó
Leite
Chocolate granulado

Preparação:

Num tacho misture os leites com a manteiga e as gemas ligeiramente batidas e leve ao lume, mexendo sempre até obter um creme espesso. Retire do lume e deixe arrefecer. Quanto estiver morno coloque o preparado num pírex. À parte misture o chocolate em pó com um pouco de leite, molhe os palitos La Reine e vá colocando no pírex sobre o preparado anterior. Bata as natas até se apresentarem bem consistentes e junte as claras batidas em castelo e o açúcar. Cubra os palitos com o preparado das natas e leve ao frigorífico até ao momento de servir. Decore com chocolate granulado.
 

Gardeners Supply
Gardeners Supply